Vineyardbrasil
23.07.2010 Ler todos artigos

A guitarra no período de louvor

Por Raphael Costa
  
A guitarra definitivamente conquistou  seu espaço. Hoje a guitarra está presente em quase todos os estilos musicais, do jazz ao rock e do reggae ao funk. Apesar disso, a guitarra ainda é considerada um instrumento relativamente novo. A cada dia novas maneiras de se tocar são inventadas, fazendo da guitarra um instrumento cada vez mais versátil.
   
 
Para ser um bom guitarrista nos dias de hoje não basta apenas fazer solos 'mirabolantes'. Um bom guitarrista é aquele que se preocupa com a sua sonoridade (timbre), que tem um bom conhecimento de harmonia e que sabe exatamente qual é a sua função dentro de uma banda.
 
 
Guitarra x violão
Muita gente me pergunta se existe diferença entre guitarra e violão. Existe, e muita! Apesar de teoricamente o violão e a guitarra serem 'iguais' (possuem seis cordas, mesma afinação, mesmos acordes), na prática eles tem funções completamente diferentes. O violão é usado (principalmente no contexto de louvor) como instrumento de base, enquanto a guitarra é um instrumento de detalhes, a 'cobertura do bolo'. É claro que existem momentos em que a guitarra faz a base, mas no geral, principalmente se você tiver um piano ou um violão (ou os dois!), sua função será de preencher os espaços deixados pelos outros instrumentos. Uma boa dica seria ouvir o que os outros músicos estão tocando antes de decidir o que você vai tocar.
 
 
Base x solo
Na verdade, essa história de ter uma guitarrista somente para base e outro apenas para solo praticamente não existe mais. O guitarrista moderno tem que estar preparado para fazer bem as duas funções. Dificilmente alguém vai chamar um guitarrista apenas tocar apenas solo. Lembre-se: a palavra chave para o guitarrista de hoje é versatilidade. Um bom solo é mais do que saber qual escala usar é preciso entrar no clima da música, captar a idéia e fazer o que a música está querendo comunicar. Por exemplo: se você fizer um solo na música 'Me Derramar', é melhor ir por um caminho mais melodioso em vez de querer mostrar todas as suas habilidades técnicas em oito compassos, entendeu?
 
 
Segredos do bom guitarrista
Existem pessoas que tem maior facilidade em aprender um instrumento do que outras, porem uma coisa que todo bom músico tem em comum são muitas horas de estudo. Não existe fórmula mágica para aprender um instrumento, portanto minha dica é que todo estudo seja acompanhado por um bom professor que vai saber direcionar corretamente as técnicas que você deverá aprender no momento certo. Outra coisa importante é ter humildade para saber que sempre temos muito que aprender com os outros. Humildade é essencial para se desenvolver como músico.
 
 
A seguir, algumas dicas práticas para chegar lá:
 
1) Ouça muita música - Compre um bom fone de ouvido, vá para seu quarto, apague a luz e ouça com muita atenção;
 
2) Ouça de tudo – Não tenha preconceito com algum estilo musical, amplie seus horizontes. Em todos os estilos musicais você vai encontrar música boa e música ruim;
 
3) Invista no seu equipamento – É muito melhor você ter apenas  uma boa guitarra, um bom amplificador e um bom pedal delay do que ter um monte de equipamento ruim que só vai ‘te dar dor de cabeça’.
 
4) Estude, estude, estude - Procure um bom professor, bons músicos, freqüente cursos, clínicas e workshops sempre que possível, mantenha-se atualizado;
  
5) Divirta-se - Nada disso faz sentido se tocar guitarra não for algo prazeroso. Mantenha seu coração perto do Pai e o adore com sua guitarra e com sua vida.
 
 
Raphael Costa é músico, arranjador e produtor. Ele assina a produção do álbum Mais que Paixão do ministério Vineyard Music Brasil ao lado de Amauri Muniz, entre outros projetos já realizados.

 


voltar

2010 Vineyard Recursos. Todos os Direitos Reservados.
Revelare, Agência de Comunicação e Internet